Presidência da República
O Acervo de Eduardo Lourenço é detentor de correspondência que ilustra a consideração e, por vezes, a amizade que sucessivos Presidentes da República dedicaram ao autor de Fernando Pessoa Revisitado (1973). Ramalho Eanes, Mário Soares, Jorge Sampaio e Cavaco Silva, quer através de postais de Boas Festas, quer através de convites para encontros ou recepções, nunca deixaram de valorizar o contributo de Eduardo Lourenço para a cultura portuguesa.
Das 46 cartas endereçadas pelo general Ramalho Eanes, entre 1978 e 2015, escolhemos duas. Uma, também assinada por Manuela Ramalho Eanes, ilustra a atenção que o então Presidente da República e a Primeira-Dama dedicavam a Eduardo Lourenço. A segunda, datável de 19 de Julho de 1978, agradece a oferta do livro O Labirinto da Saudade: Psicanálise Mítica do Destino Português.
Entre 1988 e 2015, Maria e Aníbal Cavaco Silva enviaram oito cartas a Eduardo Lourenço. A título de exemplo, junta-se um postal de Natal de 2014. De certo modo, a longa relação do Palácio de Belém com Eduardo Lourenço culminou, em Fevereiro de 2016, com o convite endereçado por Marcelo Rebelo de Sousa para que o escritor e ensaísta integrasse o Conselho de Estado, por escolha pessoal do novo Presidente da República.
Com a nossa mais profunda consideração, com os maiores agradecimentos pelo estímulo e apoio de todas as horas e com a maior amizade os votos de Santo Natal e Feliz Ano Novo para si e toda a família dos amigos sempre ao dispor

Manuela Eanes
Ramalho Eanes
O Presidente da República General António dos Santos Ramalho Eanes agradece muito reconhecido a oferta da obra O Labirinto da Saudade: Psicanálise Mítica do Destino Português.
Desejamos ao Professor Eduardo Lourenço Boas Festas, Feliz Ano Novo, um ano produtivo, com toda a admiração de Maria e Aníbal Cavaco Silva

Natal 2014