Inês Pedrosa
(Coimbra, 1962)
Queridíssimo Mestre Eduardo Lourenço,

Obrigada pelas portas iluminadas que nos abre quando o mundo parece uma casa de paredes escuras. Obrigada pelo voo do seu pensamento livre e inteiro. Obrigado pela poesia radical da sua escrita. Obrigada pelo seu riso amplo, generoso, disponível. Obrigada por se manter menino, curioso e atento aos outros nesta hora de honras e consagrações. Obrigada pelo exemplo de grandeza na simplicidade e lucidez no sonho. Obrigada pelo carinho com que me tem acompanhado desde a mais tenra juventude.
Nestes dias do seu aniversário, queria apenas celebrar a alegria profunda da sua existência, que tanto tem ampliado os horizontes do conhecimento e da língua portuguesa.
Beijo muito amigo e grato da

Inês
Lisboa, 23-29 de Maio de 2012
Inês Pedrosa é licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Trabalhou na imprensa, na rádio e na televisão. Foi directora da Casa Fernando Pessoa entre 2008 e 2014. Durante anos, manteve uma crónica no semanário Expresso. Actualmente participa nos programas de rádio A Páginas Tantas e Um Homem, uma Mulher, ambos na RDP e no programa de televisão O Último Apaga a Luz, na RTP3.
Publicou 25 livros, entre os quais se destacam sete romances: A Instrução dos Amantes, Nas Tuas Mãos (Prémio Máxima de Literatura), Fazes-me Falta, A Eternidade e o Desejo, Os Íntimos (Prémio Máxima de Literatura), Dentro de Ti Ver o Mar e Desamparo (2015). É também autora da Fotobiografia de José Cardoso Pires, da colectânea de biografias 20 Mulheres para o Século XX. A sua obra encontra-se publicada no Brasil, Espanha, Itália, Croácia, Alemanha e Estados Unidos da América.