Câmara Municipal da Guarda
Exmo. Senhor
Prof. Eduardo Lourenço
Edifice de Cérès, 2
Rue Elysé
06140 Vence
França

Data: 21/12/2011
Exmo. Senhor Professor,

Foi com muita satisfação e alegria que recebemos a notícia de que lhe tinha sido atribuído o já há muito merecido Prémio Pessoa. Trata-se de uma distinção justa que reconhece um trabalho de décadas e que muito orgulha esta sua Cidade.

Junto tenho o prazer de lhe enviar o voto de louvor aprovado na Sessão da Câmara Municipal da Guarda do passado dia 19 de Dezembro.

Aproveito para lhe desejar um Bom Natal e um Feliz Ano de 2012.

Com um abraço de amizade pessoal

Joaquim Carlos Dias Valente
Presidente da Câmara Municipal da Guarda
Membro da Direcção do Centro de Estudos Ibéricos
O voto de louvor pela atribuição do Prémio Pessoa 2011 a Eduardo Lourenço, aprovado na sessão da Câmara Municipal da Guarda a 19 de Dezembro de 2011, recorda não só a ligação familiar à cidade (natural da aldeia de São Pedro do Rio Seco, Eduardo Lourenço fez os primeiros estudos na Guarda), mas também a ligação intelectual através de duas iniciativas. Em 1999, Eduardo Lourenço lançou o desafio para a criação do Centro de Estudos Ibéricos, numa parceira entre a Câmara Municipal da Guarda, a Universidade de Coimbra e a Universidade de Salamanca. Ao arrepio do pensamento corrente, o Centro de Estudos Ibéricos pretendia pensar a cultura peninsular não a partir do interior periférico, mas a partir do coração de uma paisagem que atravessa regiões e países, indiferente a fronteiras políticas. Posteriormente, em 2008, foi inaugurada a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço que reúne uma parte significativa do acervo bibliográfico de Eduardo Lourenço.