Francisco Cota Fagundes
(Terceira, Açores, 1944)
24 de Novembro de 1987


Exmo. Sr.
Dr. Eduardo Lourenço
1130 Ave. de Provence
06140 Vence, France

Exmo. Senhor:

O Departamento de Espanhol e Português da Universidade de Massachusetts, Amherst vai realizar, de 7-8 de Outubro de 1988, um Colóquio Internacional Sobre Jorge de Sena para comemorar o décimo aniversário da sua morte. Venho convidá-lo a apresentar uma conferência sobre Jorge de Sena. Entre outras pessoas, vou convidar a D. Mécia de Sena, as Doutoras Luciana Stegagno Picchio, Maria de Lourdes Belchior e Cleonice Berardinelli, e os Doutores José Augusto Seabra, Vasco Graça Moura e Joaquim-Francisco Coelho.

Agradecia que me desse uma resposta dentro de um mês e que me enviasse, em Março ou Abril, o título da sua conferência.

Espero que nos possa honrar e à memória de Jorge de Sena com a sua presença no colóquio

Atentamente,

Francisco Cota Fagundes
Associate Professor of Luso-Brazilian
Language and Literatures and Colloquium Organizer


Francisco Cota Fagundes nasceu na ilha Terceira, Açores, em 1944. Emigrou para os Estados Unidos em 1963 e doutorou-se pela Universidade da Califórnia, Los Angeles. Desde 1976 que ensina na Universidade de Massachusetts, Amherst. Os seus interesses incluem poesia e contística portuguesas contemporâneas, inter-relações artísticas, literatura africana lusófona, representações da oralidade na literatura, literatura da diáspora portuguesa, autobiografia e as obras de Jorge de Sena, Vitorino Nemésio e Fernando Pessoa.
É autor, coordenador e tradutor de cerca de trinta livros. Entre as suas traduções para o inglês contam-se Mau Tempo no Canal (2019), de Vitorino Nemésio; O Barão (1991), de Branquinho da Fonseca; e Metamorfoses (1991) e Arte de Música (1988), de Jorge de Sena. Publicou em 2013 um volume intitulado Do Sonho e do Pesadelo: Narrativas da Minha Diáspora no Vale dos Pioneiros.