Marcello Duarte Mathias
(Lisboa, 1938)
Abuxarda, Sintra,
20 de Maio 2010
Meu caro Eduardo Lourenço
Não quero deixar passar mais tempo sem lhe agradecer, e agradecer vivamente, a sua amiga presença na Buchholz e a tão generosa apresentação que fez do meu Diário. Fiquei, acredite, muito sensibilizado. Bem haja!
Aceite um afectuoso abraço deste seu velho admirador e amigo grato.
Marcello Duarte Mathias
Filho, irmão e pai de diplomatas, Marcello Duarte Mathias nasceu em Lisboa, em 1938. Mathias foi igualmente diplomata entre 1970 e 2003. Para além das funções que exerceu no Ministério dos Negócios Estrangeiros, entre 1983 e 1991, esteve colocado sucessivamente em Brasília, Bruxelas, Nova Iorque, Nova Deli, Buenos-Aires. Encerrou a sua carreira como embaixador na UNESCO, em Paris. Paralelamente, é autor de uma obra diversa (ficção, crónica e ensaio), mas onde se destaca a diarística (caracterizada por um certo distanciamento montaigniano), sob a designação genérica de No Devagar Depressa dos Tempos, que compreende cinco volumes. Casado com Anne-Marie Vaultier, vive na Abuxarda em Cascais.
No Diário da Abuxarda (2007/2014), Marcello Duarte Mathias recorda assim o lançamento do livro Os Dias e os Anos (Diário, 1970-1993):
Abuxarda, sexta-feira, 14 de Maio
Lançamento na Buchholz perante numerosos amigos de Os Dias e Os Anos com apresentação de Eduardo Lourenço. Intervenção divertida, divagante, pertinente, amiga e generosa. Lendo aqui algumas passagens; comentando outras; voltando atrás; repetindo-se mais adiante. (Reparei, pois estava sentado ao seu lado, que tinha o livro minuciosamente anotado e sublinhado.) E tudo isto com uma extraordinária boa disposição apesar dos mil e um afazeres que são os seus, as permanentes deslocações entre Vence e Lisboa, sem mencionar os sérios percalços de saúde por que tem passado ultimamente.
«Adorável frescura a deste homem», dizia-me depois a Anne-Marie.