Emília Nadal (Lisboa, 1938)
Exmo. Senhor
Professor Eduardo Lourenço
Caro amigo
Faltam-me as palavras para poder agradecer, de modo conveniente e justo, a sua presença em Lamego e as palavras que nos dirigiu, no âmbito do Colóquio sobre o meu Trabalho, ali realizado.
Quero também salientar o grande privilégio e prazer que foi o de podermos usufruir da sua presença e convívio, nomeadamente durante as refeições. Ouvimo-lo falar sobre tudo, divertimo-nos com os seus comentários cheios de espírito dissecando as mais variadas situações, inclusivamente do desporto e da vida política.
Guardo, desses dias, uma memória de felicidade graças aos amigos que me envolveram em algodão doce, como o das feiras, ou das bôlas, já que os locais conferem sempre um aroma especial aos acontecimentos.
Com muita estima e redobrada admiração
Emília Nadal
Estoril, 21 de Setembro, 2009
Emília Nadal estudou na Escola de Artes Decorativas António Arroio e licenciou-se em Pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa em 1960. Em 1974, fez formação na Cooperativa Gravura. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, altura em que desenvolveu obras como Embalagens para Conteúdos Imaginários e Liofilizados (1976-1979), Mulher-Ideal (1977) e Skop (1979), nas quais funde a Pop Art com uma problematização ideológica da sociedade de consumo.
No seu percurso destaca-se ainda a organização da exposição Artistas Portuguesas (dedicada a mulheres artistas), que decorreu na Sociedade de Belas Artes de Lisboa em 1977, com curadoria conjunta da artista Clara Menéres e da crítica de arte Sílvia Chicó. Emília Nadal tem trabalhado não só a pintura e a gravura, mas também o desenho e a cenografia. A sua obra integra várias colecções, nomeadamente a Colecção Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Colecção da Secretaria de Estado da Cultura (em depósito na Fundação de Serralves), a Colecção Berardo e a Colecção CGD. Emília Nadal foi igualmente presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes.
O encontro referido na carta a Eduardo Lourenço (organizado pela Câmara Municipal de Lamego, em parceria com as Edições Cão e participação da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto) decorreu em Setembro de 2009 e mostrou algumas das obras produzidas pela artista, reunidas numa exposição com curadoria de Dalila Rodrigues, e reinterpretadas por alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em intervenções de arte pública.