José Blanco
(1934)
Lisboa, 24 de Setembro de 2005

Queridos Annie e Eduardo
A vossa excelente companhia em Leipzig foi para mim um grande, um enorme prazer. Gostei imenso de os ver, a ambos, em tão boa forma física e psicológica. Guardo – e guardarei sempre – na memória a sua extraordinária intervenção, Eduardo, na sessão inaugural da secção pessoana: sem exagero, posso dizer que nunca tinha ouvido falar tão bem do nosso Pessoa! Que pena esse momento histórico não ter ficado gravado, para poder reconstituir o verdadeiro encantamento em que nos deixou a todos. Conforme o prometido, verifiquei na minha base de dados o caso de «Sonho de Império e Império de Sonho». A primeira versão do texto foi realmente publicada no volume MENSAGEM. POEMAS ESOTÉRICOS, organizado pelo José Augusto Seabra e editado na colecção Archivos (UNESCO e outras organizações), em 1996. A segunda versão, em Castelhano (tradução de Jesús Munárriz), publicada no volume da MENSAGEM editado pela Hipérion em 1997, é mais longa, tendo nove parágrafos novos antecedendo o texto original do volume da colecção Archivos. Junto envio fotocópias da primeira página desta e das primeiras 14 páginas daquela. Claro que há outras diferenças, mas penso serem devidas à tradução. Não consegui encontrar rasto de uma versão do texto em Francês. Também conforme prometi à Annie, estou a rever as 76 fichas que tenho sobre artigos e livros pessoanos do Eduardo. Espero, na próxima vinda vossa a Lisboa, ter a revisão acabada e entregá-la-ei nessa altura. Espero também que, nessa mesma ocasião, o Eduardo me escreva o ambicionado texto no «Album para o José Maria». Deixarei este (precioso) volume ao cuidado da Teresa, na Fundação, para que lho faça chegar às mãos. Com renovados agradecimentos pela vossa companhia em Leipzig, aqui ficam as muito afectuosas lembranças do José Blanco
Entre 15 e 17 de Setembro de 2005, a Universidade de Leipzig acolheu «A Arca de Pessoa: 70 anos», um encontro que assinalou os 70 anos da morte do poeta Fernando Pessoa (1888-1935). Organizado por Steffen Dix e Jerónimo Pizzaro, o encontro contou, na sua sessão inaugural, com uma mesa moderada por José Blanco e constituída por Eduardo Lourenço, Manuela Nogueira e Arnaldo Saraiva.
José Blanco, licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, funcionário da Fundação Calouste Gulbenkian, de cujo Conselho de Administração foi membro entre 1974 e 2004, tem vindo a realizar trabalhos de investigação e divulgação da obra de Pessoa, em Portugal e no estrangeiro. Participou em numerosos congressos e seminários internacionais de estudos pessoanos e proferiu conferências sobre Fernando Pessoa em vários países. É Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Honorary Fellow do King’s College, de Londres. É o autor de Pessoana (Lisboa: Assírio & Alvim, 2008), uma extensa recolha – em dois volumes – de bibliografia passiva, selectiva e temática.
Ao contrário do que temia José Blanco, a «histórica» participação de Eduardo Lourenço foi efectivamente gravada por um membro da assistência e posteriormente recolhida no volume A Arca de Pessoa: Novos Ensaios (Lisboa: ICS, 2007), sob o título «Pessoa e Portugal e Portugal e Pessoa» (pp. 27-31).