Onésimo Teotónio Almeida
(São Miguel, Açores, 1946)
Professor Eduardo Lourenço
Le Séres
2 rue Élise
06140 Vence
France
30 de Janeiro de 2013
Meu caríssimo,

Pela nossa infatigável e indefectível amiga Ana Maria1, tenho sabido de si, se bem que nem sempre sejam grandes notícias, como essa de ter estado no hospital. Felizmente que agora arribaram outras melhores a garantir que já estava de novo operacional e que agora até anda à espera de um/a bisneto/a.
Como o Eduardo Lourenço é como o mercúrio, quando a gente toca nele ele desaparece-nos das mãos repartido em várias direcções, faz tempo já que não tenho conseguido apanhá-lo, pelo menos desde o nosso encontro na Póvoa2 no ano passado. Estava aqui a esperançar que voltaria a ter o gosto de o ver lá este ano, mas a Ana Maria diz-me que só voltará a Portugal em Março e que não irá às Correntes. Pronto! Lá fica o nosso reencontro adiado para as calendas gregas!
Tenho muitas saudades de estar consigo, de conversá-lo, de ouvi-lo, de gozar do privilégio da sua sempre gostosa companhia. Por isso lhe pergunto se não gostaria de vir até aos States. Estou a dar um seminário sobre Pessoa e gostaria muito de o ter a falar numa das sessões. Se vai a Bogotá em Abril3, como ouvi dizer, não poderia no regresso parar aqui? Passaria aqui uns dias calmos – garanto-lhe – e depois regressaria aí, ou a Lisboa.
Será pedir demasiado? A intenção não é dar-lhe trabalho. O convite é para aceitar apenas se lhe der prazer regressar a Providence.
Por aqui, trabalha-se, que é o que na América mais se faz. Há dias enviei para a Ática o original de um livro, Pessoa, Portugal e o Futuro4, que é em parte a reedição do meu livrito Mensagem – uma tentativa de reinterpretação, acrescido de mais do dobro de páginas, textos que posteriormente fui escrevendo sobre o tema. Dedico o livro a dois amigos: a si e ao José Blanco. Et pour cause. É só mais um gesto em cima de tantos que de todo o lado tem recebido. Mas é de dentro.
Fico então a aguardar uma linha sua.
Vai daqui um grande abraço da Leonor e meu para si, com um beijinho nosso para a Annie.
Onésimo
1 Ana Maria Almeida Martins
2 Correntes d’Escritas 2012
3 Feira Internacional do Livro de Bogotá
4 Lisboa: Gradiva, 2014
Onésimo Teotónio Almeida estudou no Seminário de Angra e na Universidade Católica Portuguesa. É Mestre (1977) e Doutor (1980) em Filosofia, pela Brown University, Providence, Rhode Island (EUA). Desde 1975 que ensina na mesma universidade e desde 1991 que é Professor Efectivo. Entre 1992 e 2003 presidiu ao Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros. Autor prolífico, publicou recentemente A Obsessão da Portugalidade (Lisboa: Quetzal, 2017); Despenteando Parágrafos: Polémicas Suaves (Lisboa: Quetzal, 2015) e Pessoa, Portugal e o Futuro (Lisboa: Gradiva, 2014).
Eduardo Lourenço visitou algumas vezes os Estados Unidos da América, nomeadamente para participar no primeiro congresso internacional dedicado à obra de José Rodrigues Miguéis. O simpósio, que decorreu em Providence, Rhode Island, entre 13 e 14 de Novembro de 1981, teve as suas participações coligidas no volume José Rodrigues Miguéis: Lisbon in Manhattan, editado por Onésimo Teotónio Almeida (Providence: Gávea-Brown, 1984). A versão portuguesa (José Rodrigues Miguéis: Lisboa em Manhattan) foi publicada em Lisboa, pela Editorial Estampa, em 2001.