Associação de Amigos da Biblioteca Nacional de Portugal
Exmo. Senhor
Prof. Doutor Eduardo Lourenço
1130, Av. de Provence
Vence 06140
França
Sabendo do seu apreço pela Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), a maior instituição bibliográfica do país, e pela sua Associação de Amigos, à qual, o meu Caro Amigo, tão prontamente, se associou como membro do Conselho de Fundadores, venho, na minha qualidade de Presidente da Associação de Amigos da Biblioteca Nacional de Portugal (AABNP), convidá-lo a prestigiar, com a sua presença, o Jantar de Angariação de fundos que se realizará, no próximo dia 23 de Novembro, a partir das 20h30, no Restaurante Kool, na Casa da Música, na cidade do Porto.
Este momento de tertúlia gastronómica e cultural tem como principal objectivo obter contribuições monetárias de forma a enriquecer os fundos e colecções da BNP, bem como o restauro e divulgação do seu acervo patrimonial. Objectivos que estiveram, aliás, na génese da criação desta Associação como pessoa colectiva pública.
Na impossibilidade do meu Amigo estar presente neste evento, ou mesmo podendo estar, gostaria de lhe solicitar a oferta de alguma «lembrança» pessoal que possa ser leiloada durante o mesmo jantar ou de alguma contribuição em numerário. Naturalmente, que todo o montante angariado será destinado aos fins que movem esta Associação.
Espero contar, desde já, com a colaboração prestigiada do meu Caro Amigo, informando-o ainda que nos colocamos à sua disposição para qualquer esclarecimento através dos contactos abaixo indicados.
Cordiais saudações,
José Miguel Júdice
Presidente
Lisboa, 10 de Outubro de 2006
Criada em 2006, a Associação de Amigos da Biblioteca Nacional de Portugal é uma pessoa colectiva pública. A sua finalidade é «favorecer o enriquecimento dos fundos e colecções da Biblioteca Nacional de Portugal através de doações, aquisições e restaurações e contribuir para a preservação e divulgação do acervo patrimonial da mesma Instituição».
À semelhança do que se verifica em outras bibliotecas nacionais de todo o mundo e em numerosas instituições culturais, nacionais e estrangeiras, a AABNP pretende apoiar a Biblioteca Nacional. Os seus membros procuram contribuir para a conservação, enriquecimento e difusão do valioso património documental à guarda da maior instituição bibliográfica do país.
O advogado José Miguel Júdice foi o primeiro presidente da associação, que funciona no próprio edifício da Biblioteca Nacional, no Campo Grande, em Lisboa.
Para além de Eduardo Lourenço, encontram-se entre os seus sócios fundadores Adriano Moreira, Aires A. Nascimento, António Borges Coelho, António Hespanha, António Lobo Antunes, Carlos Monjardino, Francisco Pinto Balsemão, Guilherme de Oliveira Martins, Isabel Pires de Lima, Ivo Castro, Joaquim Veríssimo Serrão, Jorge Couto, José Pacheco Pereira, José Saramago, Lídia Jorge, Maria Filomena Mónica e Miriam Halpern Pereira.