Ana Vicente
(1943-2015)
7.11.94
Com os melhores cumprimentos esperando poder contar com a V. presença. Em breve escrevemos a dizer qual a hora e nome da mesa. Com estima e consideração,
A.V.
Nascida em 1943, filha de dois jornalistas, católica e feminista, Ana Vicente licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Lisboa. Foi membro da Acção Católica Portuguesa e da Cooperativa Pragma. No início da sua carreira profissional foi professora e tradutora. Após o 25 de abril de 1974, trabalhou na Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres, da qual foi presidente entre 1992 e 1996. Foi secretária executiva do Programa Nacional de Combate à Droga, Projeto VIDA e trabalhou nos gabinetes ministeriais de Maria de Lourdes Pintasilgo e de Maria Leonor Beleza. Foi consultora do Fundo das Nações Unidas para a População, tendo trabalhado em programas de saúde reprodutiva com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.
Foi membro do Movimento Internacional «Nós Somos Igreja», trazido para Portugal em 1997 por si e por Maria João Sande Lemos. Foi membro da Amnistia Internacional e da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres. Para além destas actividades, Ana Vicente foi investigadora e autora de livros e artigos. Publicou Mulheres em Discurso (1987); Os Poderes das Mulheres, os Poderes dos Homens (1998), As Mulheres Portuguesas vistas por Viajantes Estrangeiros (2000), Arcádia: Notícia de uma Família Anglo-Portuguesa (2006) e Ser Igreja (organizado por Ana Vicente e Leonor Xavier) (2007).
A 5 de Janeiro de 2012, a revista Visão n.º 983 publicou o artigo “O Futuro Visto Por Cinco Sábios”, onde as grandes questões de 2012 eram analisadas por Adriano Moreira, José Barata-Moura, Boaventura de Sousa Santos, Eduardo Lourenço e Ana Vicente.