Margarida Calafate Ribeiro
(1965)
Margarida Calafate Ribeiro
Flat 4, Treyarnon Court
Eastern Avenue
Reading RG1 5RX

Reading, 20 de Julho de 2001

Caro Professor


Permita-me uma breve apresentação. Chamo-me Margarida Calafate Ribeiro e trabalho com o Prof. Helder Macedo no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros, King’s College, Universidade de Londres.
Na sequência da nossa conversa telefónica, que me deixou muito feliz por o saber bem de saúde e ter aceitado colaborar connosco, junto envio o programa das conferências – “Fantasias e Fantasmas Imperiais no Imaginário Português Contemporâneo” – realizadas no Institute of Romance Studies, Universidade de Londres, em Março de 2000 e Janeiro de 2001. Destas conferências surgiu a ideia do livro de que lhe falei.
O livro é assim resultado de algumas comunicações apresentadas nas conferências e posteriormente revistas pelos seus autores, e de alguns outros convites que decidimos fazer a ensaístas que têm vindo a reflectir sobre o tema, mas que, por um motivo ou outro, não estiveram nas conferências. Junto envio o índice, ainda provisório, mas que penso já dar uma ideia da amplitude dos conteúdos a tratar.
Conforme lhe disse ao telefone nós precisávamos de ter o texto no final de Novembro para que pudéssemos, com a editora, concorrer ao programa de ajuda financeira para publicação do Instituto Português do Livro, que é em final de Dezembro.
Queria mais uma vez agradecer-lhe imenso por honrar o nosso projecto com a sua participação, que desde a primeira hora desejámos, e que deixou todos os nossos colaboradores duplamente felizes com o projecto.
Certa da sua atenção, apresento os meus melhores cumprimentos

Margarida Calafate Ribeiro
Margarida Calafate Ribeiro é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Aveiro (1988), mestre em Literatura e Cultura Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa (1993) e doutorada em Estudos Portugueses pelo King's College, Universidade de Londres (2001). É investigadora-coordenadora no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. É professora no programa de doutoramento Patrimónios de Influência Portuguesa da Universidade de Coimbra. Com Roberto Vecchi, é responsável pela Cátedra Eduardo Lourenço (Camões/ Universidade de Bolonha). É autora, co-autora e organizadora de vários livros, nomeadamente de Papéis da Prisão: Apontamentos, Diários Correspondência (1962-1971), de José Luandino Vieira (com Mónica V. Silva e Roberto Vecchi) (Lisboa: Caminho-Leya, 2015) e de Fantasmas e Fantasias Imperiais no Imaginário Português Contemporâneo (Porto: Campos das Letras, 2003). Com textos de Eduardo Lourenço, António Sousa Ribeiro, Jo Labanyi, Francisco Bethencourt, Maria Manuel Lisboa, Luís de Sousa Rebelo, Paulo de Medeiros, David Brookshaw, Hilary Owen, Phillip Rothwell, Roberto Vecchi, David Jackson, Cristiana Bastos e AbdoolKarim Vakil, o livro Fantasmas e Fantasias Imperiais no Imaginário Português Contemporâneo (organizado com Ana Paula Ferreira) reúne um conjunto de textos que procura pensar o imaginário pós-colonial português partindo da análise de discursos literários, artísticos, historiográficos e ensaísticos.